A Nossa Equipa

Ana Garcia é Mestre em Acessibilidade Universal e Desenho para Todos, é licenciada em Organização e Gestão de Empresas e desde 2008 que desenvolve a marca Accessible Portugal, na operação e agenciamento turísticos, especialmente dedicados ao público com necessidades especiais. Enquanto consultora e formadora tem vindo a impulsionar a acessibilidade, qualificando a oferta turística acessível. É membro da Direção da ENAT (European Network for Accessible Tourism) sendo a representante legal desta organização em Portugal.

Lema de Vida:
“Sigo o caminho em que acredito. O mundo é de Todos, para Todos e com Todos”.

Email:
anagarcia@accessibleportugal.com

Foto de Ana Garcia
Foto de Sara Duarte

Sara Duarte é formada em Gestão Hoteleira. Após um percurso efetuado como técnica hoteleira, em diferentes áreas – comercial, grupos e eventos, alojamento e direção, aproximou-se das necessidades da população sénior através da gestão de uma casa de repouso. Desde 2011 que integrou as duas vertentes profissionais - o turismo e as necessidades especiais, tornando-se consultora e formadora em Turismo Acessível e Inclusivo.

Email:
saraduarte@accessibleportugal.com

Pedro Romeiro é estudante do ensino secundário com vocação para encarar uma carreira na área das Ciências Sociais, nomeadamente em Psicologia. É o primeiro atleta federado na modalidade de tiro aos pratos, em cadeira de rodas. É um convicto defensor da acessibilidade para todos.

Lema de vida:
“Nada na vida acontece por acaso, o que acontece é para te fazer quem és como és!”

Foto de Pedro Romeiro
Foto de Jorge Umbelino

Jorge Umbelino é Geógrafo, Mestre em Planeamento Regional e Urbano, Doutor em Geografia e  Planeamento  Regional  e Agregado em Geografia e Planeamento Territorial. Professor Coordenador Principal e Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Investigador do TERRITUR/Centro de Estudos Geográficos (UL). Foi Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Presidente do Conselho de Administração do INFTUR e Subdiretor-geral do Turismo. No seu percurso académico, foi Professor da UNL, do ISLA e do INP.

Lema de Vida:
"Só há duas maneiras de viver a vida:
A primeira é vivê-la como se os milagres não existissem;
A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

 

Eulália Calado é médica Neuropediatra, Diretora do Serviço de Neuropediatria do Hospital Dona Estefânia e Investigadora do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral. Foi Presidente da Federação Portuguesa das Associações de Paralisia Cerebral. É a fundadora da Accessible Portugal! É uma acérrima defensora dos direitos das Pessoas com deficiência e é uma lutadora incansável.

 

Eulália Calado
Josélia Neves

Josélia Neves é formada em Línguas e Literaturas Modernas, com um doutoramento em tradução e um pós-doc em comunicação museológica. Enquanto professora do ensino superior e investigadora tem desenvolvido projetos na área da educação, televisão, cinema, museus, artes performativas e turismo. A sua área de especialidade é comunicação inclusiva, áudio descrição para cegos e legendagem para surdos.

Lema de vida:
“Tudo o que se faz com o coração só pode ficar bem feito.”

 

Tiago Gamboa é advogado e ficará com a Presidência do Conselho Fiscal! É um profissional competente, um homem sereno, otimista e partilha dos bons valores de vida. É um apoio importante para nós. A sua presença connosco será uma oportunidade de disseminar as questões da inclusão e da acessibilidade no meio jurídico e quem sabe algum contributo para alavancar os Direitos das Pessoas com Deficiência, pela via jurídica…

 

Foto de Tiago Gamboa
Foto de Magda Pratas

Magda Pratas é engenheira civil e exerce desde 2000 funções de técnica superior na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.
Formadora nas áreas de engenharia civil e higiene e segurança no trabalho.
Mestranda de Turismo, Desenvolvimento de Destinos e Produtos na Universidade de Évora, tendo abraçado a temática do Turismo Acessível como projeto de dissertação, Regeneração Urbana: O contributo do Turismo acessível para a cidade de Évora.

Lema de Vida:
“Feliz é quem tem a cabeça nas nuvens e muitos sonhos no coração!"

Manuela Francisco é doutorada em educação, na especialidade de educação a distância e e-Learning. Enquanto designer instrucional e investigadora, desenvolve trabalho na área da pedagogia do e-Learning e acessibilidade digital. A sua área de especialidade é o e-Learning acessível, adaptação de conteúdos e a descrição de imagens digitais. Autora de diversos artigos científicos, participou em vários projetos europeus e foi uma das revisoras da versão oficial portuguesa das WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).

foto de Manuela Francisco
Foto de Martha Punter

Martha Punter é museóloga, com um percurso em diferentes áreas da cultura (museus, animação turística, requalificação e implementação de equipamentos culturais) e do património, nos sectores público e privado, em Portugal e no estrangeiro. Procura contribuir para a acessibilidade na cultura e através do turismo, para a concretização de um direito fundamental – o acesso, constituindo assim uma realidade turística acessível e apetecível a todos.

Email:
marthapunte@accessibleportugal.com