A Nossa Equipa

Ana Garcia é Mestre em Acessibilidade Universal e Desenho para Todos, é licenciada em Organização e Gestão de Empresas e desde 2008 que desenvolve a marca Accessible Portugal, na operação e agenciamento turísticos, especialmente dedicados ao público com necessidades especiais. Enquanto consultora e formadora tem vindo a impulsionar a acessibilidade, qualificando a oferta turística acessível. É membro da Direção da ENAT (European Network for Accessible Tourism) sendo a representante legal desta organização em Portugal.

Lema de Vida:
“Sigo o caminho em que acredito. O mundo é de Todos, para Todos e com Todos”.

Email:
anagarcia@accessibleportugal.com

AG_2017
IMG_20170701_130626 (2)

Sara Duarte é formada em Gestão Hoteleira. Após um percurso efetuado como técnica hoteleira, em diferentes áreas – comercial, grupos e eventos, alojamento e direção, aproximou-se das necessidades da população sénior através da gestão de uma casa de repouso. Desde 2011 que integrou as duas vertentes profissionais - o turismo e as necessidades especiais, tornando-se consultora e formadora em Turismo Acessível e Inclusivo.

Email:
saraduarte@accessibleportugal.com

Martha Punter é museóloga, com um percurso em diferentes áreas da cultura (museus, animação turística, requalificação e implementação de equipamentos culturais) e do património, nos sectores público e privado, em Portugal e no estrangeiro. Procura contribuir para a melhoria da acessibilidade à cultura e ao turismo, realidades que podem e devem ser indissociáveis e apetecíveis a todos.

Email:
marthapunter@accessibleportugal.com

Foto de Martha Punter
Inês 0

Inês Brandão é técnica de Informação e Animação Turística, também com formação na área de Gerontologia Social. Profissionalmente, desempenhou funções como animadora sociocultural num centro de dia, procurando unir as duas áreas: o turismo e os seniores. Atualmente, procura contribuir para que o turismo seja de qualidade, independentemente do público a que se destina.

Lema de vida:
“O mundo muda a cada gesto teu”, Valete

Email:
tur4allgrandelisboa@accessibleportugal.com

Ana Pinheiro dedicou parte do seu percurso profissional ao acompanhamento de pessoas com limitações intelectuais/multideficiência. Foi neste contexto profissional que surgiu o projeto waterlily – turismo especializado, que tem vindo a promover como cofundadora, desde 2013. Mestre em psicologia da saúde e licenciada em gestão hoteleira, acredita que o lazer/turismo são espaços fundamentais para a promoção da igualdade de oportunidades.

Lema de vida:
“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes (...)", F. Pessoa

Email:
tur4allportoenorte@accessibleportugal.com

Ana Pinheiro
Olívia Nogueira

Olívia Nogueira tem formação superior em Línguas e Literaturas Modernas, tendo concluído posteriormente uma Especialização em Educação Especial. Em termos profissionais, o seu percurso profissional desenvolveu-se na área da Hotelaria, por influência familiar, e na área do Ensino e da Formação, nomeadamente na Educação e Formação de Adultos com Necessidades Educativas Especiais. Foi esse trabalho que acabou por ser o mote e o ponto de partida para o projeto Waterlily – Turismo Especializado, iniciado em 2013 e do qual é uma das promotoras, por acreditar que o turismo é área primordial para construir um mundo, efetivamente, para todos.

Lema de vida:
"Enquanto não alcances / Não descanses / De nenhum fruto queiras só metade", Miguel Torga

Email:
tur4allportoenorte@accessibleportugal.com

Nuno Cunha Leal é licenciado em Turismo pela Universidade de Aveiro e mestrando em Gestão e Planeamento em Turismo na mesma instituição. Ao longo da sua vida profissional exerceu diversos cargos de direção executiva em várias empresas. Desempenha ainda funções de consultor sénior especializado no setor do turismo, sendo o responsável pelo departamento de turismo numa empresa consultoria. A acessibilidade tornou-se um tema fulcral nos seus projetos.

Email:
tur4allcentro@accessibleportugal.com

nunofoto_x
Foto Ricardo Formal

Ricardo Ambrósio vem da área do turismo, nomeadamente Direção e Gestão Hoteleira, com especialização em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural. A esta formação soma a atividade profissional na área da restauração: tem um restaurante em Castelo Branco e desde 2016 que é presidente da delegação da AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal nessa cidade. Dedica-se ainda a dinamizar iniciativas para a valorização dos Empresários (Tertúlias AHRESP) e Estudantes (Portugal Entre Gerações).

Lema de Vida: 
"Ser brilhante nas regras básicas"!

Email: 
tur4allbeirabaixa@accessibleportugal.com

Ana Lourenço Pinto é historiadora da arte e fundadora da ‘Outra História - Turismo e Património", projecto de animação turística, formação e consultoria, através do qual colabora com a TUR4all como consultora para a região do Alentejo. Tem desenvolvido outros projetos de investigação, turismo cultural, inventário e exposições em diferentes regiões do país. 
A par disso, possui formação técnica na área da fisioterapia, tendo trabalhado como balneoterapeuta num complexo termal, onde contactou de perto com a realidade das necessidades especiais. Espera contribuir através da TUR4all para que o turismo em Portugal seja mais acessível e inclusivo para todos.

Email:
tur4allalentejo@accessibleportugal.com 

Foto ALP TUR4all 1
Foto - Nelia Guerreiro

Nélia Guerreiro tem formação superior em gestão hoteleira. Na sua experiência profissional, passou por técnica hoteleira na área de alojamentos e atendimento ao publico, pela gestão de propriedades e condomínios, formação profissional e auditorias de qualidade.

Lema de Vida:
“Viver em prol do bem comum - o bem de Todos…”

Email:
tur4allalgarve@accessibleportugal.com

Magda Pratas é engenheira civil e exerce desde 2000 funções de técnica superior na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.
Formadora nas áreas de engenharia civil e higiene e segurança no trabalho.
Mestranda de Turismo, Desenvolvimento de Destinos e Produtos na Universidade de Évora, tendo abraçado a temática do Turismo Acessível como projeto de dissertação, Regeneração Urbana: O contributo do Turismo acessível para a cidade de Évora.

Lema de Vida:
“Feliz é quem tem a cabeça nas nuvens e muitos sonhos no coração!"

Foto de Magda Pratas

Pedro Romeiro é estudante do ensino secundário com vocação para encarar uma carreira na área das Ciências Sociais, nomeadamente em Psicologia. É o primeiro atleta federado na modalidade de tiro aos pratos, em cadeira de rodas. É um convicto defensor da acessibilidade para todos.

Lema de vida:
“Nada na vida acontece por acaso, o que acontece é para te fazer quem és como és”!

Foto de Pedro Romeiro

Jorge Umbelino é Geógrafo, Mestre em Planeamento Regional e Urbano, Doutor em Geografia e  Planeamento  Regional  e Agregado em Geografia e Planeamento Territorial. Professor Coordenador Principal e Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Investigador do TERRITUR/Centro de Estudos Geográficos (UL). Foi Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Presidente do Conselho de Administração do INFTUR e Subdiretor-geral do Turismo. No seu percurso académico, foi Professor da UNL, do ISLA e do INP.

Lema de Vida:
"Só há duas maneiras de viver a vida:
A primeira é vivê-la como se os milagres não existissem;
A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre."

Foto de Jorge Umbelino

Eulália Calado é médica Neuropediatra, Diretora do Serviço de Neuropediatria do Hospital Dona Estefânia e Investigadora do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral. Foi Presidente da Federação Portuguesa das Associações de Paralisia Cerebral. É a fundadora da Accessible Portugal! É uma acérrima defensora dos direitos das Pessoas com deficiência e é uma lutadora incansável.

 

Eulália Calado

Josélia Neves é formada em Línguas e Literaturas Modernas, com um doutoramento em tradução e um pós-doc em comunicação museológica. Enquanto professora do ensino superior e investigadora tem desenvolvido projetos na área da educação, televisão, cinema, museus, artes performativas e turismo. A sua área de especialidade é comunicação inclusiva, áudio descrição para cegos e legendagem para surdos.

Lema de vida:
“Tudo o que se faz com o coração só pode ficar bem feito.”

 

Josélia Neves

Tiago Gamboa é advogado e ficará com a Presidência do Conselho Fiscal! É um profissional competente, um homem sereno, otimista e partilha dos bons valores de vida. É um apoio importante para nós. A sua presença connosco será uma oportunidade de disseminar as questões da inclusão e da acessibilidade no meio jurídico e quem sabe algum contributo para alavancar os Direitos das Pessoas com Deficiência, pela via jurídica…

 

Foto de Tiago Gamboa

Manuela Francisco é doutorada em educação, na especialidade de educação a distância e e-Learning. Enquanto designer instrucional e investigadora, desenvolve trabalho na área da pedagogia do e-Learning e acessibilidade digital. A sua área de especialidade é o e-Learning acessível, adaptação de conteúdos e a descrição de imagens digitais. Autora de diversos artigos científicos, participou em vários projetos europeus e foi uma das revisoras da versão oficial portuguesa das WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).

 

foto de Manuela Francisco