Consultoria em Acessibilidade

A Accessible Portugal presta consultoria técnica, a entidades públicas e privadas, sobre Acessibilidade Universal, destinada a qualificar os vários agentes que compõem a cadeia turística, nomeadamente os players do alojamento, restauração e bebidas, espaços públicos, transportes, espaços culturais, património natural ou edificado, atividades de animação várias, entre outros. Pretende-se contribuir para “receber bem” todas as pessoas, tendo em contas as suas diversas necessidades especiais de acesso e de atendimento inclusivo.

Com estes serviços, a Accessible Portugal pretende promover o alargamento do acesso ao turismo para todos, melhorando a autonomia, segurança e qualidade de vida dos visitantes e das pessoas que habitam os locais visados. Pretende-se contribuir para divulgar uma cultura onde os critérios de Acessibilidade Universal e design para todos, sejam cada vez mais difundidos, orientando os agentes que estão envolvidos na sua implementação e promoção.

Um ambiente, produto ou serviço acessível não garante apenas a independência, a segurança e a participação das pessoas com deficiência, é também mais fácil de entender, usar e desfrutar por todos.

Outra área à qual nos temos dedicado e especializado é a comunicação inclusiva e acessível. Para tal enveredamos pela produção de informação multiformato*, tal como:

  • Produção de informação em Escrita Simples;
  • Em Braille e imagens em relevo 2D;
  • Informação em LGP (Língua Gestual Portuguesa)
  • Imagens/réplicas táteis em 3D
  • Audiodescrição de imagens de referência, de paisagem ou vídeos

*Uma abordagem comunicativa assente no multiformato prevê que a mesma mensagem possa ser apresentada de diversas formas, através de diferentes meios e utilizando técnicas distintas, mas complementares: escrita simples, impressão genérica a negro, impressão ampliada e com alto contraste, impressão em Braille, versão digital acessível e passível de conversão e adaptação a outros formatos específicos.