“Trata-se de ir além do mero cumprimento das exigências legais”

O grupo Vila Galé é um dos principais grupos hoteleiros portugueses. Atualmente responsável pela gestão de 28 unidades em Portugal e no Brasil, o grupo tem em curso o Vila Galé For All, um projeto integrado de acessibilidade, do qual Paulo Geirinhas nos fala em mais pormenor.

"Na Vila Galé sustentamos a nossa política de qualidade no respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente, visando a melhoria contínua e ambicionando atingir um patamar de qualidade que permita satisfazer todos os públicos.

Neste sentido, nasceu o projeto Vila Galé For All, com a vontade de assumir um papel de liderança no desenvolvimento de soluções para proporcionar estadias de elevada qualidade a turistas com necessidades especiais. Em 2013 foi criado um Grupo de Trabalho interno dedicado ao Turismo Acessível, para entender este segmento da procura turística e para melhor responder às suas necessidades. Posteriormente, a Vila Galé convidou um grupo de reconhecidos peritos em Turismo Acessível e Inclusivo (TourismForAll, PERFIL e Accessible Portugal) para ajudar na conceção e desenvolvimento do Projeto.

A motivação para realizar este projeto está ancorada numa forte cultura de responsabilidade social que a Vila Galé vem desenvolvendo desde a sua fundação, e na compreensão de que o sucesso empresarial depende, em grande medida, da capacidade de antecipar e satisfazer as necessidades da procura turística, que está em permanente alteração.

Para a Vila Galé, investir na melhoria das condições de acessibilidade e de serviço inclusivo dos seus hotéis, trata-se de ir além do mero cumprimento das exigências legais. Por um lado, é o aproveitamento tático de uma oportunidade de negócio, dado que a generalidade da oferta turística não se encontra convenientemente preparada para responder com qualidade às necessidades deste segmento de mercado. Por outro, é um imperativo estratégico, pois este segmento já representa uma fatia significativa da população e tem tendência a aumentar por via do seu envelhecimento.

O Projeto Vila Galé For All terá uma implementação gradual dividida em várias fases. Numa primeira fase, identificou-se um conjunto de intervenções prioritárias a realizar em 3 hotéis: o Vila Galé Ópera em Lisboa, o Vila Galé Porto e o Vila Galé Ampalius em Vilamoura. Numa segunda fase, prevê-se a implementação gradual de intervenções para melhorar as condições de acessibilidade e de serviço inclusivo nos restantes hotéis em Portugal.”

Paulo Geirinhas, Diretor de Operações Adjunto

logo do grupo vila galé