SIBTUR 2017

Em Abril de 2017 voltou a ter lugar no Cine-Teatro de São Pedro do Sul mais um Simpósio Internacional de Boas Práticas em Turismo (SIBTUR).

Realizado desde 2013 com organização do Departamento de Turismo da Escola Profissional de Carvalhais, o SIBTUR assume-se como um show-case de boas práticas ao nível da oferta, da intermediação/distribuição turística e da gestão de destinos, sob quatro perspetivas, nomeadamente, o ambiente, o serviço ao cliente, a inovação ao nível de conceitos de produtos e destinos turísticos, e a utilização de tecnologias de informação para promover e distribuir serviços e produtos turísticos. Esta partilha de experiências reveste uma importância cada vez maior num contexto em que a oferta de serviços e produtos turísticos, e consequentemente a competitividade entre destinos, não para de aumentar e se torna por isso essencial encontrar meios que permitam atrair e fidelizar visitantes.

Pretende-se que cada edição do SIBTUR se foque num universo definido de tipologias ou atores turísticos. Assim, após já ter tratado em 2014 do turismo de saúde e do touring em zonas rurais de baixa densidade, e no ano seguinte do turismo industrial, eno-gastronómico, de desenvolvimento comunitário e de montanha/geoturismo, a edição de 2017 foi dedicada ao turismo solidário e acessível.

Entre os oradores desta quarta edição estiveram representantes de associações e museus nacionais e estrangeiros, incluindo a Direção Geral do Património Cultural, docentes de institutos politécnicos e universidades bem como empresas especializadas no turismo acessível (o programa completo pode ser consultado aqui). A Accessible Portugal foi representada pela sua presidente, Ana Garcia.

Partilhando e disseminando as boas práticas empreendidas por empresas e entidades institucionais no sector turístico, o SIBTUR procura assim contribuir para o incremento dos padrões de qualidade do sistema turístico da sua região, o Centro de Portugal, a maior e das mais ricas regiões turísticas do país.